A confecção de uniformes corporativos sempre vem acompanhada de questionamentos. É normal, por exemplo, que o comprador chegue à fornecedora com a ideia de comprar um vestuário padrão, que seja facilmente reconhecido no imaginário popular quando citamos o cargo em questão.
Porém, planejar a produção vai muito além de deixar todos os funcionários iguais. As roupas englobam todo o propósito da empresa e precisam comunicar, logo na primeira impressão, os benefícios de contratar seu serviço.
Portanto, hoje iremos elencar o que deve ser priorizado na escolha de um uniforme, assim como os aspectos cruciais para colocar uma empresa em evidência frente às demais.
O primeiro passo para criar um uniforme inteligente é pensar na função dele. Isso vai levar a outras possibilidades de escolha, como tecidos, cores, tipo de costura e estampas.
Ainda que pareça óbvio, adiantamos que é fundamental priorizar o conforto. Por isso, nada de optar por tecidos quentes ou que pinicam na pele só porque são esteticamente mais bonitos. A prioridade é valorizar a experiência do funcionário, pois é a partir dela que os negócios alcançam os resultados almejados.
Nesta etapa também entra a questão “técnica” da confecção. O empregador deve avaliar, junto ao produtor, quais são os recursos que podem ser implementados para melhorar a forma como os funcionários se sentem. Se os colaboradores se movimentam muito, como em um restaurante, o ideal é priorizar costuras mais reforçadas e tecidos que facilitam a transpiração.
Lembre, ainda, que são pessoas colaborando por um mesmo propósito. Desta forma, pense com cuidado sobre o visual desse uniforme. As cores trazem reflexos tanto em como o público enxerga uma organização quanto em como os funcionários se sentem. Tudo depende do contexto em que é usado. Ou seja, preste atenção em como a intensidade dos tons pode mexer com as emoções da equipe.
Agora que já falamos da parte mais básica, chegou a hora de tratar dos detalhes. Sim, são eles que fazem toda a diferença e criam expectativa no seu público.
Botões, costura de golas e mangas já são responsáveis por transparecer mais profissionalismo em comparação aos concorrentes. Moldando esses itens fica mais simples partir para os adornos, como um mix de texturas, bordados e criações personalizadas.
O mais importante de tudo o que falamos é imaginar como o público diferencia sua empresa das outras. Os funcionários em si e a sensação de integração com o ambiente é uma parcela importante, mas que deve ser complementada com uma costura voltada para as novas tendências. E quando falamos disso, estamos comentando sobre inovação, sobre sair do que é tradicional e conhecido como genérico.
Se você quer saber como fazer uniformes personalizados e de acordo com a estratégia de comunicação da sua empresa, entre em contato conosco. Clique aqui para realizar seu orçamento.
Até a próxima!