Nos últimos anos, com o surgimento da economia colaborativa e o fortalecimento de serviços digitais, o ramo de serviços viu o seu foco mudando do produto para a experiência do consumidor. Não se trata mais de ter a melhor comida. A concorrência é grande e também pode oferecer boa gastronomia. O serviço de um restaurante, por exemplo, passa a ser a experiência que o cliente tem no tempo em que passa no estabelecimento. E o que vai definir essa experiência é uma série de pequenos detalhes, da recepção ao pagamento.
Dentro desta lógica, os uniformes da equipe são essenciais quando falamos do primeiro contato comunicacional e visual que o cliente vai ter com a marca. A novidade é que não basta mais que os uniformes sejam bem cortados e estejam limpos. Precisam complementar toda a experiência. Se o seu hotel quer passar uma experiência descontraída e jovem, por exemplo, será que ainda valem os velhos ternos cinzas? E que tal uma frase bordada que reflita a missão da organização? Quer atrair um público que tenha mais estilo? O design dos uniformes é tão importante quanto o design dos móveis e a decoração.
Nunca esqueça também da pessoa que usa o uniforme. De que adianta escolher com tanto apreço um colaborador que represente seus valores e não proporcionar uma boa experiência de trabalho para ele? O uniforme tem o poder de transformar a qualidade de vida do seu colaborador. Além de conforto e mobilidade no dia a dia, ter um uniforme com design diferenciado pode influenciar na autoestima e no sentimento de pertencimento do colaborador à cultura da empresa.