Uma estratégia eficiente de construção e fortalecimento de identidade corporativa deve levar em conta os uniformes dos colaboradores. Seja empresas que têm contato direto com cliente, seja organizações que apenas lidam com fornecedores, o uniforme é imprescindível para passar uma imagem consistente do seu negócio.
Para incutir uma cultura de boa apresentação pessoal na sua empresa, é essencial reforçar com os funcionários a importância de cuidar de seus uniformes. Para isso, você pode redigir um termo de uso do uniforme na organização.
Lembrando, no entanto, que essas orientações não se estendem a EPI (Equipamentos de Proteção Individual), ou seja, capacetes, máscaras, luvas entre outros utensílios de segurança. Esses equipamentos contam com regras próprias e específicas de acordo com o tipo de risco que cada atividade envolve.
No caso de uniformes padronizados e personalizados, cabe sim à empresa defender uma política consistente de uso da vestimenta entre seu quadro de funcionários. Com isso em mente, trouxemos uma lista de orientações que você pode fornecer a seus colaboradores para um uso adequado do uniforme:
· Indique quais setores da empresa estão sujeitos ao uso do uniforme.
· Deixe claro quais peças compõem o uniforme. Se não houver fornecimento de calçados, defina as cores admitidas e o modelo. Isso deve ser instruído de forma genérica para não caracterizar definição. Caso contrário, a empresa deverá fornecer a vestimenta exigida sem custo.
· Informe quem é responsável pela lavagem das peças. Na maioria das vezes é o empregado, mas a empresa pode querer assumir esta responsabilidade. Se a incumbência for do colaborador, indique as recomendações de lavagem de cada peça, alerte sobre o uso de alvejantes, se a peça solta tinta, se pode ir à máquina de secar etc.
· Explique quais serão as penalidades no caso do descumprimento das obrigações de uso (uma sequência de advertências pode levar à demissão por justa causa, por exemplo).
· Advirta que, no caso de eventuais danos ou perda das peças do uniforme, o valor necessário para reposição será descontado do próximo pagamento.
· Por último, mas não menos importante: faça o colaborador assinar um termo de que está ciente das regras.