Home > Novidades > Evolução Têxtil no Brasil

NOVIDADES

Evolução Têxtil no Brasil

A indústria têxtil sempre teve papel importante no mercado brasileiro. É um setor de mais de 200 anos de atuação no país. Atualmente, a área têxtil representa 16,7% dos empregos no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit). O Brasil tem a maior cadeia têxtil completa do Ocidente!

O Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da Fiesp informa que existem 27 mil indústrias do segmento no país. E as perspectivas futuras são positivas para o setor. Estima-se que o mercado da moda desenvolverá 3,1% ao ano até 2021.

Tendo em vista a importância da indústria têxtil e do mercado da moda na atualidade, nós preparamos um blog para explicar um pouco da trajetória do tecido no Brasil. Ou seja, qual foi sua importância para o passado!

 

A evolução: do frio europeu ao clima tropical brasileiro

A história da moda no Brasil começa lá na época da Colônia. Como já sabemos, o país foi colonizado por iniciativa portuguesa há mais de 500 anos. Então, no princípio, nós herdamos a cultura têxtil europeia.

Naquele momento da história, as classes sociais se distinguiam pelos tecidos incorporados na vestimenta de cada indivíduo. Outra forma de indicar nobreza ou pobreza nas indumentárias era por meio das cores e variações de complexidade de tingimentos. O nível de detalhamentos de bordados e aplicações também sinalizavam status naquela época.

Os portugueses vinham de regiões frias, que exigiam roupas mais grossas e volumosas. Assim que chegaram em território brasileiro, ficou clara a inadequação de suas vestimentas para o clima tropical. Desse modo, nossos colonizadores tiveram de se adaptar ao calor do Brasil.

Com o passar do tempo, as indumentárias dos recém chegados começaram a perder volume e estrutura. É interessante ressaltar, no entanto, que embora houvesse a necessidade de adequação ao clima nacional, as vestimentas ainda eram confeccionadas segundo referências estéticas da Europa. Mesmo com as adaptações, o consumo de moda no país ainda não era acessível.

A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento chave não só para a história, como para a moda no planeta. Foi nesse período fatídico que a moda se reformulou. As primeiras confecções brasileiras surgiram no início do século XX. A nossa indústria têxtil nacional, hoje de extrema relevância no país, nasceu adaptando-se à escassez de tecidos e aviamentos. Desde sempre o Brasil se desenvolve em contextos que mesclam necessidade com oportunidade!






REPRESENTANTES

SÃO PAULO
ALINE MATOS
(11) 94327-1332
vendassp1@officecollection.com.br
BAHIA
Maria Angela Scussel
(71) 3014-5854 e (71) 98112-5804
mariaangelascussel@gmail.com
SÃO PAULO
Luciana Stadtlander
(11) 99988-4400
luciana@officecollection.com.br

Siga-nos

facebook

Visa Mastercard Hipercard AmericanExpress Elo Diners Boleto
© 2017 Office Collection Uniformes. Todos os direitos reservados
ACTI - COM. SERV. IND. DE ROUPAS LTDA. - CNPJ 03.769.562/0001-92 - Rua Sete de Abril, 349, conjunto 2, Porto Alegre - RS
Art On Line Comunicação