Home > Novidades > Aprendendo a costurar: acabamento e finalização

NOVIDADES

Aprendendo a costurar: acabamento e finalização

Quais são as duas principais características de uma excelente costureira? Um enorme repertório de técnicas de costura e a sua habilidade de finalização das peças. 

 

O repertório é fácil de entender: ninguém se torna excelente em uma profissão sem estudar muito o trabalho de outras pessoas no ramo. Mas por que a finalização é tão importante? Porque é ela que vai definir, desde o começo da confecção, quais técnicas e decisões a costureira irá tomar ao longo do projeto. 

 

Agora que você já sabe quais ferramentas precisa para o ofício, como manter seu ateliê organizado e as principais técnicas de costura para iniciantes, está na hora de aprender as competências que definem todas as boas costureiras: o acabamento e a finalização das peças. No blog de hoje, trouxemos algumas dicas para quem quer se aventurar a finalizar uma vestimenta com mais precisão e sofisticação.

1. Estude, estude, estude

A costureira que conhece várias técnicas de acabamento nunca correrá o risco de confeccionar duas peças com o mesmo estilo. Estudar e conversar com outras profissionais da área certamente contribuirá para o seu desenvolvimento na arte da costura. Você será capaz de executar finalizações mais elaboradas nas suas obras e, principalmente, diferentes entre si.

2. Pratique 

A teoria é importante, mas não esqueça de aplicar na prática tudo que você aprender. A melhor forma de praticar técnicas de acabamento é trabalhando nas suas próprias roupas ou criando pequenos projetos de simulação. 

 

Costure botões nas suas roupas tanto por meio de técnicas manuais, quanto com a máquina de costura. Incorpore um zíper no projeto. Ou ainda: faça e refaça bainhas nas suas calças. Essas são algumas práticas que, se executadas regularmente, garantem a sua evolução constante na arte da costura. 

3. Recomece do zero

Na costura e na vida, devemos sempre lembrar da máxima de que errar é humano. Ninguém tornou-se uma costureira de renome sem cometer muitos erros, grandes e pequenos. Por isso, abrace os seus erros e entenda-os como oportunidades futuras de acertos. Errou? Não tenha vergonha de recomeçar o projeto do zero. A prática, como já dizia outro ditado popular, leva à perfeição.

4. Tenha paciência

Por fim, mas não menos importante, você deve manter em mente que a atividade da costura deve ser prazerosa. O dia a dia atribulado pode embaçar as diversões que a profissão resguarda. Então, quando estiver passando por um momento de estresse, mantenha a paciência, respire fundo e procure lembrar os motivos para você ter iniciado sua prática. Todas as profissões têm dias ruins, mas precisamos saber aproveitar os bons.






REPRESENTANTES

SÃO PAULO
ALINE MATOS
(11) 94327-1332
vendassp1@officecollection.com.br
BAHIA
Maria Angela Scussel
(71) 3014-5854 e (71) 98112-5804
mariaangelascussel@gmail.com
SÃO PAULO
Luciana Stadtlander
(11) 99988-4400
luciana@officecollection.com.br

Siga-nos

facebook

Visa Mastercard Hipercard AmericanExpress Elo Diners Boleto
© 2017 Office Collection Uniformes. Todos os direitos reservados
ACTI - COM. SERV. IND. DE ROUPAS LTDA. - CNPJ 03.769.562/0001-92 - Rua Sete de Abril, 349, conjunto 2, Porto Alegre - RS
Art On Line Comunicação