Home > Novidades > 5 formas de levar sustentabilidade para a indústria têxtil

NOVIDADES

5 formas de levar sustentabilidade para a indústria têxtil

A pauta da sustentabilidade é uma das emergências da contemporaneidade. Há tempos, já se sabe que investir no desenvolvimento sustentável do nosso planeta é uma ação que não rende frutos apenas no futuro, mas no presente também. Por isso, estamos acompanhando cada vez mais setores da sociedade aderindo a práticas mais ecológicas e menos danosas para a vida na Terra. 

Com a moda não é diferente. Os números indicam que a indústria têxtil é um dos grandes agentes poluidores do ar: o segmento gerou 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa em 2015, segundo o relatório A new textiles economy: redesigning fashion’s future. Além disso, estima-se que a indústria da moda seja responsável por um quinto da poluição global da água e um terço do descarte de microplásticos nos oceanos.

Contudo, o cenário não é de todo ruim, como aponta o relatório Pulse Index, produzido pela organizações sem fins lucrativos Global Fashion Agenda e Sustainable Apparel Coalition, em conjunto com o Boston Consulting Group. O documento constata que 60% de todas as empresas de moda no mundo já começaram a se mobilizar em prol da questão da sustentabilidade. Todavia, é com o restante das empresas, o percentual de 40% ainda não leva a pauta a sério, que precisamos nos preocupar.

Pensando nisso, a Office Collection reuniu 5 tendências que podem ajudar a promover práticas mais sustentáveis na indústria têxtil. Confira:

 

  1. Investimento em matérias-primas e recursos mais ecológicos

Para alcançar as tãos desejadas certificações e selos que reconhecem marcas alinhadas com a pauta da sustentabilidade, é preciso pensar e repensar toda a cadeia de produção. Além de utilizar materiais biodegradáveis nas confecções, escolher embalagens que não agridam o meio ambiente e modelos de negócio que respeitem leis trabalhistas e direitos humanos.

A empresa Dobra pode ser um bom ponto de referência para marcas que estão tentando adotar práticas mais sustentáveis. Além de fabricar tênis, carteiras e camisetas veganas, a organização ainda explica com didatismo como fez para alcançar seu estilo de produção.

 

  1. Uso eficiente de água

Você sabia que a fabricação de apenas uma calça jeans consome 11 mil litros de água

Está implícito nesse levantamento que a indústria da moda compactua com práticas de desperdício de recursos hídricos. É urgente a necessidade de se investir em estratégias de reutilização de água e técnicas de consumo mais eficientes desse bem. Essa reflexão é válida tanto para as empresas diretamente ligadas à indústria têxtil, como para as lavanderias que usamos para a higienização de tecidos e roupas.

 

  1. Adequação da força de trabalho

Pensar em um presente e futuro mais sustentáveis não significa apenas reduzir o desperdício de recursos e investir em práticas ecológicas. A sustentabilidade também está presente na defesa, proteção e valorização da vida humana. Por isso, rever as relações de trabalho da sua marca também é imprescindível para aderir à pauta da sustentabilidade de forma plena.

 

  1. Reciclagem de resíduos

A mesma consideração que se deve ter sobre o consumo de água deve ser estendida para o consumo de todos os tipos de matérias na indústria têxtil. Se a sua produção gera restos de tecidos e outros resíduos, por que não reciclá-los? Você pode reutilizá-los por meio de um projeto interno especialmente voltado para isso ou ainda doar esses resíduos para ONGs especializadas.

 

  1. Aproveitamento do Big Data

Outra pauta urgente da contemporaneidade é a relação das empresas com a infinita quantidade de dados que geramos. Respeitando as legislações e regulamentos referentes à privacidade e proteção de dados, é possível usar o Big Data, ou seja, essa coletânea de dados pessoais produzidos na Internet - e fora dela - para avaliar e repensar os ciclos de produção. 

A tecnologia pode ser uma grande aliada da indústria da moda na busca por soluções sustentáveis, criativas e duradouras para seus problemas.






REPRESENTANTES

SÃO PAULO
ALINE MATOS
(11) 94327-1332
vendassp1@officecollection.com.br
BAHIA
Maria Angela Scussel
(71) 3014-5854 e (71) 98112-5804
mariaangelascussel@gmail.com
SÃO PAULO
Luciana Stadtlander
(11) 99988-4400
luciana@officecollection.com.br

Siga-nos

facebook

Visa Mastercard Hipercard AmericanExpress Elo Diners Boleto
© 2017 Office Collection Uniformes. Todos os direitos reservados
ACTI - COM. SERV. IND. DE ROUPAS LTDA. - CNPJ 03.769.562/0001-92 - Rua Sete de Abril, 349, conjunto 2, Porto Alegre - RS
Art On Line Comunicação